Diante do contexto pandemico, muito se falou sobre saúde mental, principalmente diante dos meses em isolamento social. Sendo assim, o cinema exerce um importante papel para compreender questões relacionadas aos transtornos mentais, independente do gênero. Filmes de comédia, dramáticos e até mesmo no universo dos super-heróis podem nos ajudam a ter uma visão sobre os impactos causados pela depressão, esquizofrenia, ansiedade, entre outros problemas relacionados com a saúde mental.
Por mais complexo o tema, os filmes acabam por ajudar a nos colocar no lugar do personagem e entender o que ele sente. Pensando nisso, reunimos uma lista com sete filmes que vão te ajudar a refletir sobre saúde mental. Confira:
Nise: O Coração da Loucura (2016)
Nos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte. O filme aborda perfeitamente os avanços do debate sobre os assuntos relacionados a saúde mental no Brasil.
O Lado Bom da Vida (2013)
A comédia romântica aborda o relacionamento de um casal em que ambos se recuperam de problemas psiquiátricos. Pat Solitano é um homem que sofre de bipolaridade e mora com os pais após um período internado em um sanatório. Por meio de amigos, ele acaba conhecendo Tiffany, que apresenta crises constantes de raiva. As suas vidas começam a se unir em uma trajetória de autoconhecimento.
Uma Mente Brilhante (2001)
O drama conta a história verídica de um famoso matemático americano, John Nash. O enredo trata de sua trajetória acadêmica, vida ao lado da esposa e como teve que lidar com a esquizofrenia ao longo de sua vida. Nash também usa seu conhecimento na matemática para tentar compreender se o que ele vê é real, além de continuar mantendo o seu trabalho. Após anos de luta contra a doença ele conquista o prêmio Nobel de Economia. O filme mostra como é importante o tema saúde mental ser discutido, principalmente quando há pessoas que estão constantemente sobre pressão.
Soul (2020)
A animação da parceria Disney e Pixar conta a história de Joe, um professor de música que, após sofrer um acidente, tem a sua alma separada do corpo e começa a viver uma experiência cósmica e uma jornada de autoconhecimento. Nessa jornada, ele passa a compreender melhor a si mesmo, incluindo a sua saúde mental, e busca motivação para retornar ao seu corpo. Durante o filme, ele conhece a alma 22 que possui uma visão pessimista da vida na Terra, mas juntos passam por aventuras e descobertas.
Coringa (2019)
Esse suspense psicológico retrata a origem de um dos mais famosos vilões do universo dos super-heróis: o Coringa. O personagem de Arthur Fleck, interpretado pelo ator Joaquin Phoenix, trabalha como palhaço para uma agência de talentos enquanto também realiza tratamento para o seu transtorno psiquiátrico. Ao longo do filme, situações agravam o estado da sua saúde mental e seu comportamento vai se modificando.
Demolição (2015)
Um homem bem sucedido, que trabalha em um grande banco de investimentos, entra em processo de colapso emocional depois de perder a sua esposa em um trágico acidente de carro, do qual sobreviveu. Um dia, ele recebe uma ligação da atendente de uma empresa para qual ele continuamente envia cartas de reclamação. Ele não sabe, mas este encontro poderá mudar o rumo da sua vida daquele momento em diante.
Por Lugares Incríveis (2020)
O enredo de Por Lugares Incríveis acompanha Violet Markey e Theodore Finch, que têm suas vidas transformadas para sempre quando se conhecem. Juntos, eles se apoiam para curar os estigmas emocionais e físicos que adquiriram no passado, dando um show de como lidar com a sua saúde mental após momentos difíceis.