7 filmes e séries para aprender mais sobre química

Alguns dos maiores personagens da ficção são cientistas, muitos dos quais trabalham especificamente com a química. E os números não são escassos: do começo do cinema até hoje, não faltam exemplos.

Por si só, o entretenimento não tem a obrigação de se adequar à realidade. As infinitas possibilidades da arte fazem parte do que a torna tão atrativa para todas as pessoas. Isso, porém, não significa que não se possa ensinar a partir da diversão, seja em séries de televisão, filmes, livros, músicas ou teatro.

A ciência, por exemplo, é um espaço que se beneficia tremendamente da porta de entrada que as mídias proporcionam. Não são poucos os profissionais que afirmam ter se interessado por uma área de estudos como consequência de um personagem ou uma história da ficção, o que tem grande valor.

Diante de tudo isso, vamos propor uma pergunta: você se lembra, de cabeça, de algum filme ou série cujo foco esteja na química? Para a lista abaixo, separamos 7 mídias que podem ser usadas para se aprender um pouco mais sobre essa área do conhecimento, em suas múltiplas facetas e aplicações.

1 – Breaking Bad (2008 – 2013)

É impossível fazer uma lista sobre os filmes e as séries que envolvem química sem citar aquela que é, provavelmente, a série mais famosa de todos os tempos sobre o assunto: “Breaking Bad”. O que é colocado aqui não é algo digno de ser replicado, mas demonstra uma das facetas possíveis da química.

Na série, o protagonista Walter White, professor de química, se vê sem sorte. Ele vive problemas com a esposa, a saúde delicada de seu filho PcD e, subitamente, o diagnóstico de um câncer terminal. Com o objetivo de deixar dinheiro à família, ele começa a desenvolver drogas usando sua expertise na área.

2 – Perfume: A História de um Assassino (2007)

Uma área nem sempre explorada da química é aquela relacionada aos produtos de higiene e beleza, como os perfumes. Em “Perfume: A História de um Assassino”, acompanhamos a história de um perfumista e a sua busca pela fórmula perfeita que represente o conceito abstrato de “feminilidade”.

3 – Contágio (2011)

A análise laboratorial, realizada a partir de tarefas como a titulação, é indispensável para praticamente todas as indústrias, incluindo a farmacêutica. O filme Contágio, lançado em 2011, mostra exatamente isso, quase uma década antes da devastadora pandemia de Covid-19 que virou o mundo do avesso.

Contágio conta a história de uma pandemia devastadora e os esforços dos cientistas em desenvolver uma cura antes que seja tarde demais. A partir da história aprendemos um pouco sobre os estudos científicos e o porquê de processos como o da titulação terem um papel tão importante na química.

4 – Bill Nye Saves the World (2017 – 2018)

Poucas figuras televisivas são mais associadas com a uma área em específico do que Bill Nye e a ciência. Em sua série mais recente, “Bill Nye Saves the World”, o cientista trabalha aspectos da química e outras ciências na atualidade, incluindo como processos científicos se desdobram e sua importância.

5 – Radioactive (2019)

Marie Curie é provavelmente a cientista mulher mais famosa da história, tanto por sua trajetória brilhante na química (incluindo a descoberta de dois elementos químicos, o polônio e o rádio) quanto pelo fim trágico que teve, consequência de seus estudos. Em 2019, um filme sobre ela foi lançado.

Protagonizado por Rosamund Pike (famosa por seu papel em “Garota Exemplar”), “Radioactive” narra a história de Marie Curie e os caminhos tortuosos que a levaram às suas brilhantes descobertas científicas. Para os apaixonados por ciência e interessados em química, não há melhor recomendação.

6 – O Professor Aloprado (1996)

Lembra quando falamos que a arte nem sempre precisa se ater à ciência estritamente? Pois o clássico “O Professor Aloprado” é um excelente exemplo disso! Protagonizado pelo lendário comediante Eddie Murphy, a comédia explora as desventuras dum desastrado cientista tentando melhorar a autoestima.

7 – Uma Questão de Química (2013)

Fechando a lista está uma minissérie com tom um pouco mais sério e realista, dessa vez “Uma Questão de Química”, protagonizada pela atriz Brie Larson. A série se passa durante a década de 1960, nos Estados Unidos, e conta a história duma técnica de laboratório que, subitamente, se vê sem emprego.

A mulher encontra a solução em um programa de televisão com foco culinário, mas o qual, acima de tudo, serve ao propósito de ensinar donas de casa sobre assuntos científicos, em especial a química. Levando em conta a época retratada na minissérie, o assunto não poderia ser mais relevante e tópico.

Existe alguma mídia audiovisual interessante para o aprendizado sobre a química que esquecemos de mencionar? Retomando um ponto dos parágrafos iniciais, é preciso sempre ter em mente que a arte não tem objetivo único, de modo que a obtenção de conhecimento existe ao lado do entretenimento.