As 10 Séries mais Marcantes da Década de 90

Nesse post você poderá embarcar numa aventura nostálgica por algumas das séries mais marcantes que estrearam durante os anos 1990 e eu te desafio a não sentir nem um pouquinho de saudades.

Elenco da série friends

Não dá para discordar que com a chegada do século vinte e um e de toda a sua tecnologia, nós fomos bombardeados com inúmeras ótimas produções no mundo dos seriados. Mas isso não apagou as diversas séries que marcaram época durante os anos 90. Essas surgiam num piscar de olhos e nos deixavam vidrados em frente a tv durante todo o tempo em que um ou dois episódios eram exibidos.

10. Xena, a princesa guerreira (1995 – 2001)

Lucy Lawless em seu papel de Xena

A série contava a história da guerreira Xena que estava em busca de rendanção por todos os seus erros do passado onde ela era uma mercenária sem misericórdia alguma. Ela passa então a usar as suas ótimas habilidades de guerreira para ajudar todas as pessoas que cruzam o seu caminho. Em sua jornada ela conta com a ajuda de Gabrielle que, com o passar dos anos, tornou-se uma exímia guerreira e a maior aliada da protagonista. Xena: A princesa guerreira, foi originada do seriado Hercules e teve sua exibição no Brasil durante muito tempo pelo canal Record.

9. Kenan e Kel (1996 – 2000)

Kenan e Kel foi uma série exibida pela Nickelodeon

O sagaz Kenan e seu atrapalhado melhor amigo Kel, estão sempre criando planos dos mais criativos para ganhar dinheiro ou conquistar garotas. Kel, sempre com um pé atrás no começo, acaba cedendo e soltando o bom e velho bordão “ah, vamo nessa!”, uma das marcas registradas da série. Outra marca que não pode ser esquecida, é o fanatismo cômico do personagem por refrigerante de laranja. A série foi produzida e exibida pelo canal Nickelodeon, mas também teve a sua exibição em diversos canais abertos brasileiros.

8. Mundo da Lua (1991 – 1993)

Série brasileira que fez bastante sucesso nos anos 90

O seriado apresenta Lucas Silva e Silva, um garoto que ganha um gravador de seu avô paterno Orlando ao completar dez anos. Em meio aos problemas típicos da passagem da infância para a adolescência, Lucas cria no gravador histórias a partir de como gostaria que as coisas fossem. Ele vive na casa do avô com os pais, Rogério, professor que se desdobra para conseguir trabalhar em três empregos, e Carolina, que trabalha em uma boutique; a irmã mais velha, Juliana; e a empregada Rosa, que enquanto namora Marcelo, conversa com apresentador Ney Nunes em seu rádio. A série mostra o retrato de uma família típica paulistana com a parte do pai de descendência italiana, a parte da mãe de descendência portuguesa e argentina, alguns parentes de descendência japonesa e uma empregada nordestina.

7. Sabrina, a aprendiz de feiticeira (1996 – 2003)

A primeira versão da damosa bruxinha Sabrina

A série gira em torno de Sabrina, uma adolescente que foi morar com suas tias Hilda e Zelda e Salem, o gato preto de estimação. Em seu aniversário de 16 anos, suas tias a contaram que era uma meia-bruxa, já que sua mãe era uma mortal e seu pai um bruxo. Foi alertada que estava proibida de ver a própria mãe no princípio, caso contrário sua mãe se transformaria em uma bola de cera. Ela então desenvolveu poderes mágicos, usando-os para ajudar aqueles que amavam e a si própria, mas seus feitiços quase sempre terminavam em desastre e confusão. Aos poucos e com o passar do tempo ela foi aprendendo a domá-los, e sempre lutando para guardar seu segredo. Atualmante, a série ganhou um remake chamado O Mundo Sombrio de Sabrina, produzido pela Netflix.

6. Power Rangers (1993 – 1996)

Power Rangers marcou a infância de muitas pessoas

Em Power Rangers nós vimos a jornada de cinco adolescentes que devem buscar algo extraordinário quando eles tomam consciência que a sua pequena cidade Angel Grove – e o mundo – estão à beira de sofrer um ataque alienígena. Escolhidos pelo destino, eles irão descobrir que são os únicos que poderão salvar o planeta. Mas para isso, eles devem superar seus problemas pessoais e juntarem sua forças, antes que seja tarde demais. O sitcom costumava ser exibido pela manhã na Rede Globo.

5. Três é demais (1987 – 1995)

A série era marcada pela fofura da pequena Michelle

Danny está viúvo e precisa de toda a ajuda que puder encontrar para criar suas três filhas pequenas: D.J., Stephanie e Michelle. Para isso, ele conta com o apoio de seu melhor amigo, Joey, e de seu cunhado Jesse. Assim começa uma das séries de comédia mais bem sucedidas da televisão, a qual lançou no mapa de Hollywood muitos atores que dela participaram. A partir da segunda temporada, conhecemos Rebecca, que se torna uma personagem regular na série e, mais tarde, casa-se com Jesse. Os filhos gêmeos do casal, Nicky e Alex, também aumentam o tamanho da família alguns anos depois. Outros personagens que se destacaram ao longo das oito temporadas de Três é Demais foram Kimmy e Steve, respectivamente a melhor amiga e o namorado de D.J. Três é Demais teve episódios inéditos exibidos na televisão americana entre 1987 e 1995. No Brasil, a série passou na Warner Channel e nas emissoras de televisão aberta Globo e SBT.

4. Arquivo X (1993 – 2002)

Os agentes do FBI que lutam contra atividades paranormais

Os agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully são o oposto um do outro: ele acredita em atividades paranormais, e ela não. Juntos, eles investigam estranhos casos que os levam a conspirações alienígenas envolvendo o governo, e chegam até a colocar suas carreiras em risco. Mas não importa o que quer que fique no caminho, eles vão até o fim para resolver os casos que chegam em suas mãos. 

3. Um Maluco No Pedaço (1990 – 1996)

Um Maluco no Pedaço marcou a infância de muitos

Após arrumar confusão com pessoas perigosas de seu bairro, na Filadélfia, sua mãe, temendo pelo futuro do filho, resolve mandá-lo para viver na Califórnia com sua irmã, Vivian, e seu cunhado, Philip, um advogado que se tornou juiz e tem uma vida muita bem sucedida. Contudo, por ser um garoto humilde e não ligar para os estudos, Will vive se comportando de maneira inadequada e provocando trapalhadas com seus tios e primos na mansão. A série consagrou um dos maiores nomes do cinema, Will Smith, e ficou conhecida principalemnte pela sua exibição no canal SBT.

2. Barrados no Baile (1990-2000)

Barrados no Baile mostra a vida dos adolescentes

Os irmãos adolescentes Brandon e Brenda e seus pais se mudam para o badalado bairro de Beverly Hills, em Los Angeles, onde fazem amizades, se apaixonam e vivem uma jornada de alegrias, tristezas, descobertas e decepções até ficarem adultos. O título original da série, Beverly Hills, 90210, é uma referência ao CEP do bairro Beverly Hills. Em 2008, a série ganhou uma continuação chamada Barrados no Baile – Nova Geração.

1. Friends (1994 – 2004)

Friends é a maior e mais famosa série que estreou nos anos 90

Sem dúvidas a maior série já feita durante os anos 90. Em Friends nós acompanhamos seis jovens que são unidos por laços familiares, românticos e, principalmente, de amizade, enquanto tentam vingar em Nova York. Rachel é a garota mimada que deixa o noivo no altar para viver com a amiga dos tempos de escola Monica, sistemática e apaixonada pela culinária. Monica é irmã de Ross, um paleontólogo que é abandonado pela esposa. Do outro lado do corredor do apartamento de Monica e Rachel, moram Joey, um ator frustrado, e Chandler, de profissão misteriosa. A turma é completa pela exótica Phoebe.